Treinando a Criatividade: 5 exercícios de 5 minutos

Treinando a Criatividade: 5 exercícios de 5 minutos
23/01/2018 Sem Comentários Criatividade,Escrever Alê Barello

Eu sempre fico impressionada quando não obtenho resposta à simples pergunta, sobre criatividade, que faço a alguns escritores:

– Como você treina sua criatividade?

Eles me olham como se eu fosse um ser alienígena (bem, eu mesma acho que sou alienígena!)

A questão é bem simples:

Qualquer artista pratica sua arte. Bailarinos usam horas do dia ensaindo; músico praticam até chegar à excelência; pintores rascunham muito; atores ensaiam duro e escritores… bem, escritores acham que nascem feitos! É uma classe das artes presunçosa e arrogante quando se trata de treinar, ensaiar, praticar, aprender.

O post de hoje elenca 5 exercícios para fazer em 5 minutos, enquanto estiver indo de um lugar a aoutro e não seja o motorista do veículo.

  1. Quando você tiver algum tempo, gaste alguns minutos escrevendo nomes de personagens, lugares, ações e motivações. Em seguida, escolha, aleatoriamente, um de cada um e junte as possibilidades. Faça isso algumas vezes e escreva algumas ideias que podem inspirá-lo.
  2. Anote o nome dos seus personagens. Agora você precisa escolher as características que eles têm e usar palavras que começam com cada letra de seu nome. Por exemplo, Maria pode ser mal-educada, amorosa, rápida, intransigente e auto-confiante. Faça isso com cada um dos personagens do seu livro para conhecê-los melhor.
  3. Em um pedaço de papel, escreva dez verbos em uma lista. Desenhe uma linha no meio do papel e depois escreva dez substantivos. Em seguida, emparelhe as duas colunas para fazer algumas descrições incomuns e emocionantes que você pode salvar para usar em sua escrita mais tarde.
  4. Se você viajar em algum ônibus ou vagão de metrô, escolha uma pessoa, aleatoriamente e descreva suas características físicas, em primeiro lugar. Passe então para as possibilidades criativas, imaginando qual é o seu nome, quem é ela, para onde está indo, porque está indo e assim por diante. Faça pequenas histórias para pessoas diferentes que você encontrar ao longo de seu trajeto.
  5. Faça uma livre associação de palavras. Anote qualquer palavra que você pensar, e então, escreva outra palavra que se ligue a ela e continue. Deixe sua mente livre e permita-se escrever a primeira coisa que vier à mente. Faça isso por cinco minutos sem parar e depois leia o que escreveu, escolhendo frases ou links incomuns que você pode usar em uma data posterior.
Leia Também  Prêmio SESC de Literatura: ainda dá tempo de finalizar seu trabalho!

Bônus! Treinando a construção de cenários

Quando estiver num local que nunca visitou, esperando por alguém, por exemplo, olhe ao redor por 30 segundos. Depois, pegue seu bloco ou celular e descreva o ambiente sem checar se está certo ou não. Quando achar que está bom, compare o ambiente ao seu registro.

Esses exercícios de escrita são rápidos, simples e ótimos para fazer quando o tempo é curto e sua “aparente única alternativa” seria ficar olhando as velhas postagens dos velhos amigos no celular. Mas sabe, eu preciso te contar uma coisa: seus amigos não escreverão o seu livro e provavelmente devem estar fazendo algo pelas suas próprias carreiras…

Pratique, seja melhor a cada dia. Você pode!

Tags
Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *